terça-feira, 6 de abril de 2010

Um dia no museu

Calma pessoal, não é o filme !!! Fui a exposição de Rodin no museu Carlos Costa Pinto, situado na Graça e gostaria de compartilhar com vocês.

O que a princípio para mim parecia um enigma, foi sendo desvendado na medida que fui conhecendo o contexto das obras e a história de Rodin através de uma mediadora que nos guiou durante a visita.
Augusto Rodin, como estava no painel de entrada do museu, viveu até os 77 anos e foi consagrado homem e gênio, não por ter esculpido corpos com perfeição, mas por ter sido o primeiro artista a dar movimento, ou seja, conseguiu extrair de obra a energia interior, como Prazer e Dor, Alegria e Tristeza, o Horror e o Encantamento.

Alguns aspectos em especial da exposição chamaram minha atenção, como o fato de Rodin não esculpir peças vestidas, já que para ele o corpo humano deveria ser trabalhado em toda sua socralidade.
Em sempre trazer uma figura religiosa associada ao profano, por exemplo Jesus e Madalena. Nesse período, ao meu ver, ele já questionava a lógica do que seria pecado.

A idéia do incompleto é muito legal também, afinal como ele foi um artista que retratou mais que corpos, seus sentimentos, para ele a obra não precisava ser terminada se tivesse atingido seu objetivo. É o caso da mulher sem braço que está meditando, Rodin fez ela com e sem braço para mostrar que ainda que não tivesse braço o significado é o mesmo.

A obra mais conhecida de Rodin é o pensador, acredito ser pelo fato de todos tentarem imaginar o que aquela pessoa pensava. Porém sua maior obra foi a Porta do Inferno, incusive as peças trazidas para essa exposição foram dessa obra que não conseguiu ser concluída.  

A gente... não posso esquecer de Camile Claudeo uma escultora da época que teve uma relação de 15 anos com Rodin e depois foi acabar em um hospício. Sua história foi tão marcante que foi feito um filme retratando sua história de vida, o qual levou seu nome. Porém o questionamento continua:
Teria sido o relacionamento com Rodin o motivo de sua loucura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário